naoatorturars

CECT apoia lançamento do Comitê à Verdade, à Memória e à Justiça

In Notícias on junho 28, 2011 at 5:28 pm

O Comitê Estadual Contra a Tortura do Rio Grande do Sul (CECT) participou do lançamento do Comitê à Verdade, à Memória e à Justiça, que tem como objetivo fortalecer a mobilização nacional pela aporvação do projeto de lei que cria a Comissão Nacional da Verdade. A solenidade aconteceu na noite desta segunda-feira, 27, no teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa. Para a coordenadora pelo Poder Público do CECT, promotora Cynthia Jappur, é fundamental a criação da Comissão: “o que se busca não é discutir a questão da punição ou não dos crimes praticados durante a ditadura. Essa questão ainda é muito polêmica. Mas que os documentos sejam abertos, para que tenhamos acesso à verdade sobre os fatos ocorridos”, defendeu.

Ao instalar o 17º comitê, a ministra da Secretaria de Direitos Humanos Maria do Rosário relatou que a recuperação da verdade é o pagamento de uma dívida do governo para com a sociedade. “Em todos os países da América Latina que instalaram comissões da verdade não houve cisões nem retrocessos, o que houve foi uma sociedade mais democrática, comunidades mais unidas e povos mais capazes de enfrentar contradições”, assegurou.

O secretário em exercício de Justiça e Direitos Humanos, Miguel Velasquez, alertou para a necessidade de que os jovens saibam da verdade sobre os fatos ocorridos no período do golpe. “Precisam saber que naquela época nos tiravam até o direito de pensar dentro das escolas de das universidades. Não tínhamos ordem, tínhamos homicídios, tortura, pessoas desaparecidas”, lembrou.

Se aprovada, a Comissão Nacional trará a público fatos até hoje ocultados sobre o período da ditadura militar no Brasil, especialmente sobre as violações aos direitos humanos.

Também apoiam o comitê gaúcho a Associação dos Criminalistas do Estado do RS (Acriergs), OAB-RS, União dos Estudantes Livres RS, Movimento Fora da Ordem, DCE UFRGS, União Nacional dos Estudantes, Centro Acadêmico de História da UFRGS, Intituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS (IFRS), Federação Israelita do Rio Grande do Sul e Movimento Nacional dos Direitos Humanos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: