naoatorturars

Comitiva visita o Presídio Central

In Notícias on maio 21, 2011 at 11:35 pm

Uma comitiva formada por Promotores, Juízes, Desembargadores e representantes do Comitê Estadual Contra a Tortura e de Comissões de Direitos Humanos visitou, na tarde desta quinta-feira, 19, as instalações do Presídio Central, em Porto Alegre. O grupo vistoriou galerias e pátios, além de ouvir reclamações e pedidos dos apenados.

Um dos participantes da comitiva, o coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa dos Direitos Humanos do Ministério Público, promotor Francesco Conti, ressaltou que “além da superlotação, que impede que os presos que saem daqui sejam recuperados, a maior demanda deles diz respeito à assistência jurídica e à lentidão dos processos”.

Conti destacou a importância da visita para aproximar Juízes, Promotores e Desembargadores dos presídios. “É fundamental que todos venham mais ao Presídio Central e que conheçam de perto a realidade dos detentos”, completou.

Representantes do CECTRS, BM e MP

Durante a visita, o diretor do Presídio Central, tenente-coronel Leandro Santiago, e o juiz da Vara de Execuções Criminais Sidinei Brzuska apresentaram os dados mais recentes sobre a ocupação da casa prisional. Foi apontado que a interdição da cadeia em novembro do ano passado, aliada a outras medidas, fez com que o contingente de apenados diminuísse. Também foram mostradas estatísticas sobre o perfil dos presos e um panorama da administração do local.

Participaram da visita, entre outras autoridades, o promotor de Justiça de Controle e de Execução Criminal de Porto Alegre Gilmar Bortolotto; o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Procuradoria-Geral do Estado e representante do Comitê Contra a Tortura, Carlos D’Elia; o 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Aquino Flôres de Camargo; e o coordenador-geral da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RS, conselheiro seccional Ricardo Breier.

Banheiro de uma das alas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: